07 junho 2009

Felicidade!


O que você pensa ao escutar a palavra felicidade? Família unida, dinheiro, sucesso? E será que as pessoas em volta pensam nas mesmas coisas ao ouvir a mesma palavra? A resposta é “Não”, mas também não quer dizer que será uma coisa muito diferente. Como eu sei?
Vejamos então: todos vivemos em uma mesma sociedade, com costumes ( as as vezes hábitos) iguais ou parecidos, temos direitos e deveres, e a ética nos é cobrada a toda hora, todos, TODOS temos que respeitar as leis que são uma forma mais sutil de nos dizer “ ei, se eu fosse você não faria isso, se fizer vai se ferrar otário!”. Então me diga, como alguém poderia ter um pensamento de felicidade muito diferente do seu, já que esse indivíduo tem tantas coisas semelhantes?
Poderíamos dizer então que a felicidade é algo manipulado pelas leis? Talvés, mas se as leis fossem tão manipuladoras assim, não haveriam presos, pois ninguém iria contra;
Podemos dizer que a felicidade é manipulada pelo capitalismo (sistema econômico baseado na desigualdade), pois na maior parte das vezes, o que a pessoa quer para ser feliz, é algo que necessita de dinheiro, e se não é diretamente, é fato que indiretamente vai ser necessário o uso de dinheiro. Concluindo, a busca de todos é primeiramente pelo acumulo de capital, pois, se parte de um pré-suposto de que tendo dinheiro, todo o resto possível (inclusive a felicidade) vêm junto.
Mas agora vamos mudar a pergunta, acho que já sei o que é pra você felicidade, mas agora, vamos focar na própria palavra, e aí, consegue definir o que é felicidade? Aquilo que te faz feliz? estamos no mesmo lugar ainda, o que te deixa alegre? (Porque?) Porque te faz bem? Então, agora me diz, o que é o bem? Talvés o bem seja a busca da felicidade da um modo ético, dentro da lei, dentro das suas limitações de dinheiro.
Concluindo então, o homem vive a procura do bem, daquilo que o satisfaz , a cada atitude, a cada coisa que acontece, que o faz se sentir satisfeito consigo mesmo, que o faz estar “mais perto do bem”, esse homem tem o que chamamos felicidade, que pra cada um pode ser diferente, mas que foi obtida na mesma busca pelo bem de ambas pessoas.
(Trabalho de filosofia, Colégio Pedro II)
Camila Oaquim.

3 comentários:

Thaís disse...

baa... tenho a pequena impressão q o fessor de filosofia vai receber uma redação muto parecida com esse post, não?!
kkkk
ah... fico mtu foda! ele vai ter q dar 10! ou slá quanto isso vale!

Tayanna disse...

Nossa... só pq eu ia falar que era um misto de filosofia e geografia sei lá... você colocou o trab de filosofia!!! ahsuhaushuahsuahsuahsu Ficou muito bom!!

jessica disse...

se vc fizer psicologia te mato!¬¬.
Cara vc TEM VOCAÇÃO PRA JORNALISMO!
.....................................
felicidade para mim é:
*me casar com o homi dos meus sonhos (alto, moreno, olhos verdes, bombado e gatissimo stilo pedaço de mal caminho)
*money, mutio moneyyy
*e o resto e consequência de ter muito dinheiro...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
.................................
vai gabaritar esse trabalhoo.

Postar um comentário